top of page
tabernadecontos

Seja um super-herói em Mutantes & Malfeitores



Outra grande paixão de muitos nerds além do RPG são as HQs de super-heróis, seja as histórias da Marvel, DC, Image... E se essas duas paixões fossem combinadas? Bem, isso já aconteceu algumas vezes, através de RPGs como Superhero 2044, Gurps Supers, Marvel Superheroes... Mas nos anos 2.000 surgiu aquele que melhor levou os jogadores para o mundo dos super-heróis. Nos anos 90, o game-designer Steve Kenson teve a ideia de um cenário de super-heróis para RPG, mas devido a vários problemas ele só conseguiria levar o projeto adiante anos depois, após encontrar Chris Pramas, presidente da Green Ronin Publishing, que ofereceu para publicar o cenário caso ele fizesse também um RPG original baseado no sistema D20, o tradicional sistema utilizado por D&D e que ganhou uma licença aberta com a chegada na 3ª Edição nos anos 2.000. Assim em 2002 foi lançado Mutantes & Malfeitores, Mutants & Masterminds no original. O cenário que Steve desejava criar foi lançado um ano depois, com o nome de Freedon City. O sucesso do jogo fez com que uma segunda edição fosse lançada em 2005.


Mutantes & Mafeitores se utiliza do tradicional dado de 20 lados, mas ele possui algumas mecânicas diferentes do clássico Sistema D20. Primeiramente, o d20 é o único dado utilizado nesse jogo, o dano causado é calculado de outra forma, mas falaremos disso mais pra frente. Cada personagem possui 6 atributos principais (os clássicos Força, Destreza, Constituição, Inteligência, Sabedoria e Carisma) e alguns atributos derivados, uma lista de perícias, feitos e poderes. Dependendo do nível de desafio determinado pelo mestre, os jogadores recebem X pontos de poder para distribuir entre atributos e perícias e para comprar feitos e poderes. Você precisa ter em mente o tipo de personagem que quer criar na hora de gastar os pontos, seja um tanque que segurará os tiros tipo Luke Cage ou um detetive artista marcial que ataca seus inimigos das sombras como o Batman, pois cada perícia, feito e poder tem a sua utilidade na situação certa. Seguindo essas regras é possível criar qualquer tipo de personagem, incluindo o seu super-heróis preferido.


Há uma lista enorme de poderes disponível, mesmo que muitos deles acabam tendo efeitos iguais, sendo diferentes só visualmente. Isso não é exatamente um problema, pois os efeitos são bem coerentes com o que o poder faria, e é possível comprar feitos que alteram sua utilização e aumentam as possibilidades do que se pode fazer com cada poder, dando mais liberdade ao jogador de brincar com suas habilidades. E com os suplementos "Manual do Malfeitor" e "Poder Supremo", a lista de poderes disponível se torna ilimitada (literalmente ilimitada, pois há regras para criar novos poderes).


Os combates nesse jogo são dinâmicos e brutais, é possível derrotar o adversário com um único golpe bem dado. Ao atacar, diferente de outros jogos, tanto o atacante quanto o defensor devem rolar o dado e comparar os valores. E o dano sofrido também funciona diferente, caso seja atingido o alvo deve fazer um teste, e dependendo do resultado ele pode só ganhar alguns machucados ou cair desacordado. Há também várias opções de manobras, como agarrar ou derrubar, além de efeitos de poderes e feitos diferentes que dão outras opções para se lidar com os vilões.


O livro básico ainda conta a história dos quadrinhos de super-heróis, explicando o que foi a Era de Ouro, Era de Prata, Era de Bronze e demais fazes da indústria, e traz informação de como ambientar o jogo em cada uma dessas fases e em outros cenários. É possível jogar uma história colorida como as HQs da Era de Prata, ou uma mais séria e violenta envolvendo como as HQs do Justiceiro, ou uma história de terror aos moldes de Blade e Motoqueiro fantasma, os heróis podem ter que salvar o mundo de uma ameaça cósmica ou investigar as atividades ilegais de uma megacorporação. Qualquer aventura que você já tenha lida em uma HQ, ou que você tenha imagino, pode ser reproduzida aqui.


Mutantes & Malfeitores também conta com alguns suplementos pra expandir a experiência do jogador. "Agentes da liberdade" traz 4 organizações secretas pros jogadores utilizarem em suas aventuras, além de novas perícias e feitos focadas na criação de personagens agentes secretos. "O livro da magia" expande as regras para criação de heróis místicos, além de trazer várias dimensões mágicas, artefatos encantados e magias para serem utilizadas na aventura. Há os já citados "Manual do malfeitor", trazendo novos feitos e opções de regras, e "Poder supremo", trazendo uma enorme lista de poderes. E por fim temos "Mecha e Mangá", trazendo novos feitos, poderes e opções de regras para um jogo no estilo dos animes, seja um anime de luta, de robôs gigantes ou de capturar monstros. Inclusive, Mutantes & Malfeitores não é só ideal para aventuras de super-heróis como também para aventuras em universos como o de Naruto, One Piece e Hunter x Hunter, que conta com uma grande variedade de poderes.



Em 2011 uma nova edição de Mutantes & Malfeitores foi lançada, com algumas modificações nas regras. No lugar de 6 atributos agora temos 8, feitos viraram vantagens, o método pra determinar ataque e defesa mudou, algumas perícias foram condensadas em uma única, assim como poderes... Mas o jogo ganhou várias melhorias e a essência dos super-heróis continua presente aqui. Ainda é possível jogar com o seu super-herói preferido. Inclusive foi lançado um suplemento baseado nos heróis da DC Comics.


Tanto a segunda quanto a terceira edição de Mutantes & Malfeitores foram trazidas para o Brasil pela Jambô Editora. Se você quer vivenciar um mundo de super-heróis, já sabe aonde ir.

84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page