O Brasil possui um folclore muito rico em lendas e criaturas místicas que podem gerar excelentes histórias de terror e mistério, além dessas criaturas darem ótimos chefes de fase para partidas de RPG. O quadrinista Eberton Ferreira trouxe uma proposta diferentes para o nosso folclore com a linha de HQs Causos, lançada sob o selo Fanzineston, que nos transporta para o século XVI onde podemos presenciar histórias de mistério e aventura que nos revelam a origem de lendas do nosso folclore, como o Curupira, a Cuca e o Boto.
Além de presenciarmos uma origem para nosso folclore, também temos a chance de participar dessas histórias com Causos RPG, um pequeno livro de regras criado para se jogar no cenário das HQs. Esse sistema apresenta regras bem simples e únicas que se encaixam perfeitamente com o cenário de mistério e investigação das histórias já contadas. É possível jogar em qualquer época da nossa história, da colonial à moderna, cotando histórias que podem ou não possuir o sobrenatural presente e tendo como principal foco a investigação, deixando em segundo plano o combate e conflitos mais complexos.
Em Causos, cada personagem possui 3 atributos: Coragem, representando as características físicas, Conhecimento, representando as características mentais, e Coração, representando as características sociais. Sempre que o jogador precisar ter sucesso em uma ação envolvendo um desses atributos ele deve rolar um dado de "Ação", um simples dado de 6 lados, e um dado de Mistério, também um d6 cujo valor deve ser subtraído do dado de Ação, obtendo-se assim um número que pode ir de -5 a 5, e por fim deve-se rolar o valor do atributo relacionado, torcendo para o resultado ser maior que o valor do desafio.
Além dos atributos, cada personagem possui 3 frases criadas pelo jogador que lhe dão bônus em testes realizados na condição descrita. Um exemplo de frase seria: "Quando me deparo com o inimigo, uso minha Coragem para fugir." Para utilizar uma frase o jogador deve gastar 1 Ponto de Causo, algo semelhante aos pontos de inspiração de D&D. Esses pontos ainda possuem outras funções, como rerrolar um dado em um teste falho. Há algumas ações que o jogador pode tomar para ganhar Pontos de Causo, sendo a principal delas falhar em um teste, porque, afinal, ações heroicas sempre vem depois de muitas dificuldades.
Causos RPG contém instruções pro mestre criar um cenário de mistério e aventura instigante, e contém regras simples e práticas que permitem focar na investigação, sendo um sistema ideal para jogadores iniciantes e para quem não curte tanto combates demorados e prefere focar no role play.
O episódio 3 do Taberna de Contos Podcast é uma partida de Causos RPG. Você pode escutar o episódio aqui.
Comentários