top of page
tabernadecontos

Aventure-se em velhas masmorras com Old Dragon


Os RPGs mudaram muito com o passar dos anos, expandindo e aprimorando suas mecânicas, assim como a forma de se narrar e jogar. Mas a simplicidade dos RPGs antigos, a forma descompromissada de se narrar, tudo isso ainda atrai muita gente, e por isso o estilo old school de se jogar, simulando os jogos da velha guarda, fazem sucesso em muitas mesas. E foi se baseando no gênero old school que surgiu Old Dragon, um RPG nacional feito por Antônio Sá e Fabiano Neme e publicado pela Redbox Editora, atualmente chamada de Buró Editora.

Old Dragon se ambienta num mundo de fantasia medieval trazendo de volta a simplicidade dos primeiros RPGs, como AD&D. Aqui há disponível somente 4 raças (humano, elfo, anão e halfling) e 4 classes (guerreiro, mago, ladino e clérigo), e não há tantas opções de customização, já que o jogo busca ser mais simples e direto no que os personagens são capazes de fazer. Ao mesmo tempo o jogo deixa muito espaço para o improviso, e a falta de listas enormes de habilidades e talentos necessários para cada ação deixa a aventura muito mais fluida.

O sistema de Old Dragon se baseia no clássico d20, mas com algumas diferenças. Cada personagem possui 6 atributos (os já conhecidos Força, Destreza, Constituição, Inteligência, Sabedoria e Carisma), e sempre que desejar fazer algo que exija um certo esforço é necessário realizar um teste do atributo relacionado para definir o sucesso, para isso rola-se o d20 e compara o resultado com o valor do atributo, se for menor ou igual é um sucesso, se for maior é uma falha. Os atributos também podem fornecer certos bônus em determinadas situações, como por exemplo Destreza, que aumenta a defesa e iniciativa do personagem, e Constituição, que aumenta sua vida. O combate segue o tradicional estilo de D&D, para atacar é necessário que a rolagem de um d20 (somando o bônus da classe e atributo) supera a defesa do alvo, ladinos ainda contam com ataques furtivos, já magos e clérigos são capazes de utilizar magias.

Não há perícias no livro básico, de forma a simplificar a vida dos jogadores e não truncar as ações que eles desejem fazer. Mas pra quem prefere contar com perícias em sua partida, há um suplemento disponível no site da editora que adiciona seu uso ao jogo. Inclusive, há muitos suplementos, cenários e aventuras disponíveis no site, visando tornar sua aventura de Old Dragon o mais divertida possível.

Não há nenhum mistério em Old Dragon para quem já está acostumado com D&D e o sistema d20, ao mesmo tempo sua simplicidade o torna uma ótima pedida para quem não conhece muito RPG e deseja entrar nesse mundo, ou pra quem não aguenta mais ler tanta regra, ou pra quem só quer uma aventura descompromissada como nos velhos tempos do RPG.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page