Os jogos se utilizam dos nossos sentidos para transmitir uma experiência única, sendo a visão e a audição os mais utilizados. Alan Silva foi além e criou um jogo que se utiliza do paladar para transmitir a experiência de se aventurar por um Japão feudal regido por animais. Trata-se do RPG Cachorros Samurais, publicado gratuitamente na internet.
Nesse RPG os jogadores assumem o papel de nobres cachorros samurais, treinados no Dojo do Biscoito e que trabalham a serviço de seu mestre, tendo que enfrentar ameaças como gatos ninjas e lobos ronins. Mas para isso eles contam não somente com suas katanas, mas também com biscoitos, a moeda dessa mundo e também uma fonte de grande poder para quem comer.
O jogo conta com o casual dado de 6 lados, e os testes se baseiam em 3 atributos: Honra, representando aspectos sociais, Técnica, representando aspectos físicos, e Disciplina, representando aspectos mentais. Os atributos podem ir de 1 a 5, e diferente dos jogos mais comuns aqui o objetivo é conseguir o menor valor no dado, pois para ter sucesso num teste o resultado da rolagem deve ser menor ou igual ao valor do atributo, a menos que você esteja em um combate, nesse caso o que importa é o maior valor para superar a técnica de seu adversário.
Falando em combate, aqui ele funciona de forma diferente. O mestre e os jogadores escolhem em segredo suas ações e alvos, e depois de revelá-las jogam a iniciativa para ver quais ações são realizadas primeiro. Se você sofrer dano antes de ter a chance de agir, você acaba perdendo sua ação nessa rodada. Além dos atributos básicos, os jogadores também contam com marcadores Michi, representando a honra dos personagens, e marcadores Tsumi, representando seus defeitos. Esses marcadores são ganhos dependendo das ações dos jogadores, e enquanto o marcado Michi pode ser gasto para lhe conferir bônus e vantagens, o marcador Tsumi traz penalidades ao jogador, consequência de sua falha em seguir o código de honra dos samurais.
Agora, o grande diferencial de Cachorros Samurais está na mecânica dos biscoitos. Como dito anteriormente os biscoitos são a moeda desse mundo e podem conferir poderes a quem comer. Acontece que os biscoitos são representados por biscoitos reais disponíveis aos jogadores, que poderão ganhar dependendo de suas ações e do desenrolar da história. Além de poder ser usado como dinheiro, o jogador poder comer dois biscoitos para ganhar um marcador Michi e receber algumas vantagens. Perceba que não é somente o personagem que estará comendo os biscoitos, o jogador também.
Além de divertida, a mecânica dos biscoitos casa perfeitamente com a ideia de cachorros como heróis, as regras são bem práticas e a ambientação de um Japão feudal habitado por animais gera histórias inusitadas e partidas muito divertidas.
O segundo episódio do podcast da Taberna de Contos foi uma partida de Cachorros Samurais, você pode conferir o episódio aqui.
Comments