Junte-se aos Defensores de Tóquio
- tabernadecontos
- 29 de jan. de 2021
- 3 min de leitura

Quem cresceu jogando RPG nos anos 1990 provavelmente conheceu a revista Dragão Brasil, lar de alguns RPGs brasileiros bem aclamados. Um desses foi Defensores de Tóquio, escrito por Marcelo Cassaro. Originalmente concebido como um suplemento de Toons, um famoso RPG dos anos 1990 que simulava desenhos animados, D&T acabou se tornando algo próprio e foi lançado em 1995 como a primeira edição especial da revista Dragão Brasil. Pela sigla, que remete a D&D, já podemos ver que trata-se quase de uma paródia dos RPGs famosos da época. D&T tem como inspiração produtos da cultura pop japonesa, como animes, tokusatsus e games, fazendo questão de esculhambar cada um deles, sendo a inspiração mais visível os Super-Sentai, famosas série japonesas que mostrava equipes formadas por pessoas comuns que podiam se transformar em heróis, cada um representando uma cor, e defendiam a cidade de monstros. Talvez você se lembre dos Power Rangers, uma versão americanizada dos Super-Sentai. Apesar de aparentar ter esse foco, esse sistema permite que você jogue qualquer tipo de aventura, em qualquer cenário.
Cada personagem possui 6 atributos: Força, Habilidade, Resistência, Armadura e Poder de Fogo, cada um com um valor que vai de 1 a 5. Ao realizar um teste, o jogador deve rolar um dado de 6 lados e conseguir um valor igual ou menor que o atributo relacionado. Nas descrições de cada atributo já era possível ver a comédia presente no jogo, como por exemplo "Força 0: se o café é forte ele bate em você". Ao criar seu personagem, o jogador recebe uma série de pontos para distribuir entre seus atributos e para comprar vantagens, habilidades que o ajudarão na aventura. Também é possível adquirir desvantagens para aumentar a quantidade de pontos iniciais.
A proposta de regras práticas e rápidas em prol da diversão garantiu tanto sucesso que só um ano depois, em 1996, foi lançado na terceira edição especial da Dragão Brasil o AD&T, parodiando Advanced Dungeons and Dragons, uma versão atualizada e melhorada do jogo. Mas é em 1998 que a terceira e mais marcante edição de Defensores de Tóquio chegaria, 3D&T, agora um livro próprio. As regras continuavam basicamente as mesmas, mas traziam melhorias e muitas vantagens e desvantagens novas, assim como toda a zoeira que os fãs adoravam. E a Revista Dragão Brasil foi responsável por trazer várias adaptações marcantes para se jogar em 3D&T, como Harry Potter, Pokemon, Street Fighter, Mega-Man... A terceira edição de Defensores de Tóquio contou com mais duas versões, o Manual Revisado e Ampliado, e o Manual Revisado, Ampliado e Turbinado, cada uma trazendo mais melhorias.
Em 2006 veio pelas mãos da editora JBC a tão famigerada 4ª Edição, que adaptava as regras do Sistema d20 para se jogar com dados de 6 lados. Em 4D&T o jogador não contava mais com pontos a serem gastos para comprar vantagens e valores de habilidade, no lugar disso ele deveria escolher uma raça e classe, e distribuir alguns pontos entre 6 atributos (os clássicos Força, Destreza, Constituição, Inteligência, Sabedoria e Carisma) e entre perícias. 4D&T tinha boas intenções, mas os fãs de Defensores de Tóquio queriam a praticidade e esculhambação que tornava divertido jogar D&T, e não uma versão genérica de D&D. E por isso essa edição acabou fracassando e sendo esquecida, mas felizmente não tardaria para que Defensores de Tóquio renascesse com tudo.
Vendo o sucesso que a 3ª edição do RPG ainda fazia, em 2008 a editora Jambô, agora responsável por D&T, decidiu ignorar a 4ª edição e trazer de volta aquilo que os fãs gostavam, lançando 3D&T Alpha, uma nova edição feita nos moldes da terceira, pegando tudo aquilo que era bom e tornando ainda melhor. O livro básico foi disponibilizado de graça no site da Jambô, e vários suplementos e adaptações foram lançadas desde então permitindo se jogar altas aventuras. Além disso, 3D&T se tornou uma licença aberta, assim como o sistema d20 de D&D.
Defensores de Tóquio é uma parte importante da história do RPG no Brasil, e continua sendo uma excelente pedida pra quem procura um sistema prático e com grande foco na diversão, que permita a criação rápida de personagens e que possa ser usado para qualquer tipo de aventura.
Comments