top of page
tabernadecontos

5 RPGs que misturam magia e tecnologia



Apesar de magia e tecnologia parecerem tão destoantes, há muitas obras que sabem bem como combinar esses dois, e nessa lista trazemos 5 RPGs baseados em mundos altamente tecnológicos com a presença de magia, ou em mundos fantásticos com a presença de tecnologia avançada.



Shadowrun


Esse clássico dos anos 1990, atualmente em sua quinta edição, apresenta um mundo cyberpunk habitado por seres das histórias de fantasia clássica, como elfos, anões, trolls e dragões, além de muita magia. Seus sistema se baseia em jogadas com pilhas de dados de 6 lados, e conta com um interessante sistema de prioridades para a criação dos personagens: o jogador determina a ordem de prioridade entre alguns aspectos (raça, atributos, perícias, magia e dinheiro), o que define quantos pontos ele terá para gastar em cada um.



Starfinder


Ambientado no mesmo universo de Pathfinder, um RPG de fantasia medieval da mesma editora, Starfinder mostra o futuro desse universo, quando os seres da fantasia cruzaram o espaço e espalharam sua civilização por toda a galáxia, agora convivendo com seres alienígenas em um mundo que mistura alta tecnologia com magia. Esse RPG se baseia numa variação do Sistema d20, contando com adaptações e regras próprias.



Numenéra


Em Numenéra o mundo já encontrou seu fim oito vezes, e a civilização atual vive uma era medieval de fantasia. Mas esse nono mundo contém vestígios dos mundos anteriores, restos de tecnologia avançada, considerada magia por alguns, que se tornaram comuns à vida das pessoas, e há até aqueles que aprenderam como manipular e fabricar essa tecnologia. Numenéra utiliza um dado de 20 lados, mas conta com um sistema próprio, com regras e criação de personagens bem únicas. Ao realizar um teste, a maior parte das características e perícias diminuem a dificuldade dos testes. Os personagens contam com 3 atributos principais (Potência, Velocidade e Intelecto) e são construídos a partir de 3 tipos (Glaive, Nano e Jack) e várias características para torná-los únicos.



Tormenta 20


O mais famoso RPG nacional apresenta um mundo de fantasia medieval clássico, Arton, atormentado por uma força sobrenatural que se espalha pelo continente, a Tormenta. Suas regras se baseiam no Sistema d20, contando com adaptações e regras próprias. Apesar de parecer um mundo de fantasia bem tradicional, Arton conta com um alto nível de tecnologia, representado na classe Inventor. Os Inventores são capazes de construir robôs e engenhocas com efeitos que parecem até magia. Tormenta RPG, seu predecessor, já contava com suplementos que vinha com a classe artífice e com equipamentos tecnológicos para uso dos personagens.



Reinos de Ferro


Esse grande RPG steampunk nos apresenta um mundo de fantasia retrofuturista com um alto nível de tecnológico baseado na energia a vapor. Ele conta com um sistema próprio, baseado no uso de dois dados de 6 lados, com regras que podem parecer meio complicadas para iniciantes, mas que são bem interessantes e permitem a criação de personagens únicos, como magos pisotoleiros alquimistas, engenheiros mekânicos caçadores de recompensa e piratas aristocratas. Sua alta tecnologia permite que os personagens contem com construtos gigantes movidos a vapor e muitos equipamentos únicos.

53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page