Quem jogou RPG nos anos 90 com certeza já ouviu falar de GURPS, um dos principais concorrentes de Dungeons and Dragons na época. Além de utilizar-se dos mais comuns dados de 6 lados, no lugar do tradicional d20, o grande diferencial de GURPS é que ele se tratava de um sistema genérico. Enquanto que em D&D os jogadores estavam "presos" a uma história de fantasia medieval, em GURPS era possível jogar qualquer género escolhido pelos jogadores, suas regras foram feitas de forma que pudessem ser adaptadas para qualquer cenário. GURPS já teve quatro edições, mas, por mais que ainda tenha seus fãs fieis, já não faz mais o mesmo sucesso.
Nos anos 2.000, tivemos o surgimento de um novo rpg genérico que pode ser considerado o GURPS da nova geração: Savage Worlds. Criado pela Pinnacle Entertainment, Savagem Worlds surgiu como uma simplificação de Deadlands, outro rpg da mesma editora, e acabou por ser premiado na Origins de 2004. Com o tempo o jogo foi sendo refinado e aprimorado conforme pessoas iam jogando e feedbacks eram dados, e em 2011 foi lançado sua Versão Deluxe, trazida para o Brasil pela editora Retro Punk.
Savage Worls é um rpg genérico, podendo ser usado para jogar qualquer tipo de cenário, seja fantasia, ficção científica ou terror, que se utiliza de regras simples e dinâmicas para gerar grandes histórias de ação e aventura. Diferente dos RPGs mais tradicionais, o dado de 20 lados é o único não utilizado nesse jogo. Os personagens possuem 5 atributos (Agilidade, Astúcia, Espírito, Força e Vigor), cada um deles representado por um d4, um dado de 4 lados. É possível gastar pontos para aumentar o atributo para d6, d8, d10 e até d12. Quando o jogador tiver que realizar um teste, ele jogará o dado do atributo relacionado. As perícias seguem o mesmo princípio, indo de zero dados até o d12, e ao realizar um teste o jogador deverá jogar o dado da perícia e o dado do atributo. Além de atributos e perícias os personagens também podem escolher uma raça além de humano e contam com vantagens e complicações. No lugar de haver uma lista de classes como em outros sistemas, aqui ela é definida por você ao escolher suas perícias e talentos.
O jogo conta com um sistema de poderes genéricos que podem ser utilizados como magias, orações, super-poderes ou invenções malucas, de acordo com o tipo de personagem criado e tipo de história jogada. Mas há também uma lista de magias mais tradicionais que os jogadores podem pegar. Há tabelas com vários equipamentos e armas de diferentes épocas, regras para criar raças novas e tudo que você precisa pra jogar em qualquer cenário.
O combate em Savage Worlds é rápido, ele conta uma regra diferente para a iniciativa. No lugar de fazerem testes, cada personagem tira uma carta de um baralho, o valor da carta determina sua ordem na iniciativa. Além disso, os personagens são considerados Cartas Selvagens, isso significa que eles estão num nível acima das pessoas comuns. Por isso eles possui algumas vantagens no combate e a maioria dos inimigos é derrotada com um único ferimento, os chamados buchas de canhão. Contudo, NPCs mais fortes também podem ser Cartas Selvagens e certamente darão trabalho aos jogadores.
Um dos grandes destaques de Savage Worls está em seus suplementos. Cada livro trás novas regras, itens, inimigos, ambientação e tudo mais que precisar para ter a melhor experiência no cenário desejado. Já foram trazidos para o Brasil tanto suplementos mais genéricos para jogos de fantasia, terror e ficção científica quanto cenários mais complexos, como Deadlands, um velho oeste assombrado, Winter Eternal, um mundo de fantasia tomado pelo inverno, Accursed, um mundo de fantasia e terror, Weird Wars II, uma 2ª Guerra com elementos sobrenaturais, e Interface Zero, um mundo Cyberpunk.
Savage Worlds é um dos grandes RPGs da atualidade, ideal para histórias de aventura em qualquer cenário que se queira jogar e com ótimos suplementos que você vai querer colecionar. Dê uma chance e se aventure pelos mundos selvagens.
O primeiro episódio de Taberna de Contos Podcast foi uma partida de Savage Worlds, usando seu suplemento de terror e algumas regras da casa relativas a dano e saúde.
Comments