top of page
tabernadecontos

7 RPGs que viraram TCGs



Em 1993, o mundo dos jogos de cartas foi revolucionado com o lançamento de Magic: The Gathering, o primeiro TCG, ou trading card game, um jogo que combina os elementos dos jogos de cartas com o conceito de cartas colecionáveis, um hobby bem famoso principalmente no EUA. Desde então vários TCGs surgiram embarcando no sucesso de Magic, sejam jogos originais ou adaptações de filmes e séries famosas, e alguns RPGs também entraram nessa onda sendo adaptados para o formato de card game. Hoje trazemos 7 exemplos de RPGs que viraram TCGs.



Vampire: The Eternal Struggle


Originalmente chamado de Jyhad, Vampire: The Eternal Struggle, lançado em 1994, adapta para os TCGs o RPG de terror mais famoso de todos, Vampiro, a Máscara. Nesse jogo os jogadores assumem o papel de vampiros anciões, os chamados matusalém, disputando seus domínios de influência enquanto atuam por de trás dos panos, manipulando vampiros mais jovens e caçadores, representados pelo deck de cripta, e utilizando de recursos e outras artimanhas, representados pelo deck de biblioteca. Apesar de ser possível jogar só com dois jogadores, o ideal é jogar com 3 ou mais, pois o jogo conta com uma mecânica de presa e predador. O jogador a sua esquerda é a sua presa, aquele que você deve atacar e eliminar do jogo, enquanto que o jogador a sua direita é seu predador, aquele de quem você deve se proteger, e essa relação vai mudando conforme jogadores são eliminados. Quando só resta um na mesa o jogo acaba, mas, como o que vale são os pontos de influência conquistados, um jogador eliminado ainda pode sair o vencedor.

Diferente de outros jogos dessa lista, VTES continua vivo no formato de LCG, ou seja, no lugar de comprar booster e colecionar cartas agora você compra decks prontos e expansões para customizá-los. Esse novo formato foi trazido ao Brasil pela Conclave, e já há alguns decks traduzidos para o português.



Rage


Ainda no universo de Mundo das Trevas, em 1995 Lobisomem, o Apocalipse também ganhou uma adaptação para os TCGs. Em Rage os jogadores comandam tribos de lobisomens que guerreiam entre si. O jogador deve escolher 3 lobisomens para a batalha e montar dois decks, um deles será utilizado na fase de preparação, onde o jogador pode trazer recursos pra partida, chamar aliados pro combate, utilizar magias, dentre outras coisas, e o outro será utilizado na fase de combate, onde ocorre a pancadaria franca. Basicamente o jogador deve gerenciar duas mãos durante o jogo e derrotar os lobisomens adversários. Assim como acontece em VTES, amantes do Mundo das Trevas vão reconhecer vários elementos trazidos do RPG para as cartas. Rage contou com várias expansões antes de infelizmente ser descontinuado (algo comum nos jogos dessa lista), mas ainda é possível encontrar decks e booster a venda e há uma versão online disponível para jogar.



Shadowrun


Shadowrun é um famoso RPG dos anos 90, atualmente em sua 5ª edição, que fez sucesso por trazer os elementos de fantasia medieval para uma realidade cyberpunk, e em 1997 ganhou sua adaptação para os jogos de cartas: Sahdowrun TCG. Aqui os jogadores assumem o papel de senhores do crime, enviando seus operativos em missões para aumentar sua influência e usando recursos para prejudicar seus adversários. O principal recurso aqui é o dinheiro, você precisa administrá-lo bem para contratar novos operativos e manter seus recursos em jogo. No final aquele que tiver conseguido mais pontos de influência cumprindo as missões é o vencedor. Shadowrun acabou durando pouco, tendo somente os set básico de cartas, mas ainda é possível encontrar booster e decks a venda.



Spycraft


Spycraft era originalmente um RPG de espionagem feito em cima do sistema d20, e foi também adaptado para o formato de TCG. Nesse jogo os jogadores assumem o comando de organizações secretas enviando agentes em missões para espalhar sua influência pelo mundo. Os jogadores podem ganhar a partida acumulando 20 pontos de vitória, tendo sucesso em missões ou impedindo o adversário de ter sucesso nas dele, ou eliminando os 4 agentes líderes do adversário. Spycraft teve algumas expansões antes de ser descontinuado, mas ainda é possível encontrar booster e decks a venda.



On the edge


Over the edge era um RPG sobre conspirações surreais passado numa ilha do mediterrâneo chamada Al Amarja. Em 1994 esse RPG ganhou uma adaptação para os jogos de cartas com On the edge. Aqui os jogadores comandam facções lutando pelo controle de Al Amarja e se utilizando de conspirações para expandir sua influência. Há várias criaturas, ações e elementos bem surreais representadas nas cartas, trazendo bem para o jogo o conceito de teorias da conspiração. Esse é mais um jogo que, após algumas expansões lançadas, foi descontinuado mas continua com decks e boosters a venda.



Doom Trooper


Mutant Chronicles é um RPG de 1993 passado em um mundo pós-apocalíptico e que gerou uma grande franquia, sendo adaptado para videogame, jogos de miniaturas e até para o cinema, e é claro que também ganhou um TCG, chamado Doomtrooper. Aqui os jogadores lutam por poder nesse mundo pós-apocalíptico, se utilizando de guerreiros, magias e recursos para sobrepujar seus adversários e acumularem mais pontos de destino, os pontos de vitória desse jogo. Suas cartas traduzem bem o clima e ambientação de obras como Mad Max e Fallout, além de ter um toque de fantasia. Esse é outro jogo já descontinuado, mas que continua tendo cartas a venda.



Spellfire


Por fim, o mais clássico desses jogos, Spellfire, uma adaptação do clássico Dungeons and Dragons lançada em 1994. Nesse jogo os jogadores comandam exércitos para conquistar novos reinos e defender seus domínios. O objetivo é colocar 6 cartas de reino em campo primeiro, e para atrasar seu adversário é possível convocar guerreiros, monstros e magias para destruir os reinos inimigos, mas você também deve estar preparado para defender os próprios reinos. Todas as cartas representam elementos bem conhecidos do RPG, sejam monstros, classes ou personagens conhecidos. Apesar de descontinuado, a comunidade de Spellfire continua forte no Brasil, e várias expansões novas foram feitas por fãs e disponibilizadas para impressão.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page