6 RPGs pra quem curte anime
- tabernadecontos
- 31 de mai. de 2021
- 3 min de leitura

Um grande fenômeno que saiu do Japão para abraçar todo o mundo, os mangás e animes nos apresentaram uma forma diferente de se contar histórias nos quadrinhos e nas animações, e essa forma de se contar histórias também foi levado para os RPGs. Apresentamos então nessa lista 6 RPGs com a proposta de simular as histórias dos animes e mangás.

BESM (Big Eyes, Small Mouth)
Em 1997 foi lançada a primeira edição de "Big Eyes, Small Mouth", ou "BESM", um RPG que se propunha a simular qualquer anime ou mangá já feito e permitir que os jogadores criassem seu próprio mundo de anime/mangá. BESM conta com o sistema Tri-Stats System, que se baseia no uso de 2d6 e de 3 características principais para os personagens: Mente, Corpo e Alma. O jogador deve gastar um número de pontos, fornecido de acordo com o nível da aventura, para criar seu personagem, aumentando suas características básicas e comprando vantagens e poderes para ele, uma variedade bem grande de vantagens e poderes, diga-se de passagem. BESM se encontra em sua 4ª Edição, e também conta com duas versões para o Sistema d20, mas infelizmente suas edições mais recentes não foram trazidas para o Brasil.

Bukatsu!
Esse descontraído e dinâmico cenário, criado para Fate Acelerado, nos apresenta o Colégio Itazura, um colégio onde tudo pode acontecer, seja eventos com youkais, mechas ou garotas mágicas. Fate é um sistema genérico, com regras simples e amplas capazes de abordar qualquer cenário, pautando a criação dos personagens em suas características, e que se utiliza de um conjunto de dados diferentes, contendo símbolos de +, - ou nada, os chamados dados fudge. E Bukatsu! traz regras novas baseadas nos arquétipos dos animes/mangás, para que você possa simular qualquer história de anime que deseje jogar. Fate e Bukatsu! podem ser encontrados atualmente com a editora Solar Entretenimento.

M&M Mecha e Mangá
Mutantes & Malfeitores é um RPG baseado nas histórias de super-heróis, mas sua 2ª Edição trouxe o suplemento Mecha e Mangá, que visava adaptar os gêneros clássicos dos animes e mangás para sua mesa. Em M&M 2ªE os personagens contam com 6 atributos básicos (os clássicos Força, Destreza, Constituição, Inteligência, Sabedoria e Carisma) e várias perícias, feitos, poderes e equipamentos, que determinam suas habilidades heróicas. Suas regras contam com um sistema de pontos para construir o personagem, e os testes são feitos com um d20, como no Sistema d20 de D&D, mas os combates contam com algumas regras diferentes para torná-los mais dinâmicas e ferozes, como uma batalha entre super-heróis e vilões deve ser. Mecha & Mangá trazia vários arquétipo dos animes e mangás para os jogadores criarem seus personagens, além de novos poderes, feitos, equipamentos e regras que te permitiam criar um artista marcial ao melhor estilo dos shounen de luta, construir seu próprio mecha ao estilo SD Gundam e Evangelium, e treinar monstrinhos para a luta como em Pokemon.

Anime RPG
Como o próprio nome sugere, Anime RPG veio com a proposta de te permitir jogar num mundo inspirado nos animes e mangás utilizando o sistema Daemon, um sistema genérico nacional que se utiliza de um dado de 100 lados e de testes baseados em porcentagem. Anime também trazia regras para a criação de artistas marciais, construção de mechas e luta de monstrinhos de bolso, além de contar com modificações cibernéticas para personagens cyborgs e regras para o uso de magia. Assim como em M&M, a construção dos personagens se baseia no uso de pontos.

3D&T Alpha
Defensores de Tóquio é um sistema genérico nacional, atualmente publicado pela Jambô Editora, que possui os animes em sua essência, já que foram uma das inspirações para a criação desse sistema, junto dos tokusatsu e games. Esse sistema conta com regras simples e dinâmicas, também baseando-se em pontos para construção dos personagens, e utiliza um único dado de 6 lados comum. O livro básico de 3D&T Alpha pode ser baixado de graça no site da editora, e existem muitos suplementos feitos por fãs na internet, incluindo adaptações de animes famosos, como Naruto e Shaman King.

Karyu Densetsu
Outro RPG nacional, desenvolvido por Thiago Rosa e Nina Bichara, Karyuy Densetsu se baseia nos mangás seinen de ação, um gênero que procura tratar temas mais maduros. Como o próprio livro diz, esse é um jogo sobre combates táticos, conversas filosóficas e ideais apaixonados. Seus sistema se utiliza de dados de 6 e de 10 lados, e conta com uma lista de técnicas para que os jogadores customizem seus poderes e ataques. Algo único em Karyuy Densetsu é a mecânica chamada "O poder das emoções", que permite que os jogadores quebrem seus limites em situações tensas, contando com regras para trabalhar com emoções como amor, esperança, confiança e raiva. Karyuy Densetsu foi publicado pela Pensamento Coletivo.
Comments