top of page
Luiz Victor Aragon

Corra com os lobos assistindo Wolfwalkers



Em 2020, a Apple TV nos trouxe uma belíssima animação baseada no folclore irlandês: Wolfwalkers, dirigida por Tomm Moore e Ross Stweart e co-produzida pela Cartoon Saloon e Mélusine Productions. Esse filme encerra a chamada "Irish Folklore Trilogy", de Moore, que se iniciou com "The Secret of Kells", de 2009, e continuou em "Song of the Sea", de 2014. Porém, não há nenhuma necessidade de assistir esses filmes para entender "Wolfwalkers", pois cada filme conta histórias independentes, tendo como ligação somente a base no folclore irlandês.



O filme acompanha Robin Goodfellowe, uma garota inglesa que acabou de se mudar com seu pai, um experiente caçador, para a cidade de Kilkenny, na Irlanda, onde ele trabalha caçando os lobos da região, a mando do Lorde Protetor da cidade, pois eles têm impedido o desmatamento da floresta e a expansão das plantações. Inconformada com a nova vida presa dentro da cidade, Robin acaba se aventurando na floresta, com a intenção de ajudar seu pai, e topa com uma garota selvagem chamada Mebh, que é na verdade uma Wolfwalker, um ser capaz de utilizar magia primitiva e de assumir a forma de um lobo quando dorme. Nesse encontro, Robin acaba sendo transformada em uma Wolfwalker, precisando lidar com uma nova realidade e escolher um lado no conflito com os lobos.



A história apresentada é muito linda, carregada de momentos emocionantes e tensos e contando com personagens muito carismáticos. A amizade entre Robin e Mebh é muito bem construída, cheia de momentos tenros e carinhosos entremeados a brigas de partir o coração. Os dramas do pai de Robin, que quer proteger a filha, mas não percebe a prisão em que a está colocando, são muito bem apresentados. O Lorde Protetor funciona muito bem como antagonista, sendo uma figura inescrupulosa e ameaçadora, mas que só está pensando na prosperidade da cidade. A trama do filme, apesar de simples, é muito agradável de se assistir e possui uma mitologia de fundo muito rica, além de contar com umas boas reviravoltas e um final surpreendente.



Além da história, a qualidade da animação também é absurda. Os traços do desenho são diferentes do que estamos acostumados, dando um aspecto artístico muito belo e único ao filme. A trilha sonora também é maravilhosa, e fica o destaque pra cena em que Robin e Mebh correm como lobas ao som de "Running with de wolfs", da Aurora.



Wolfwalkers é um filme emocionante e lindo demais, explorando uma cultura e mitologia que não estamos acostumados a ver e contando com personagens incríveis. É um filme que com certeza merece uma conferida. E duvido você terminar o filme sem ficar com vontade de jogar como wolfwalker na próxima aventura de RPG.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page